04/06/2016

A alma generosa prosperará (3/6)

Praticando a generosidade

“A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”. (Provérbios 11:25)
A prática da generosidade é o segundo aspecto quanto ao que devemos fazer para honrar  ao Senhor. Sermos generosos honra ao Senhor.
Deus é um Deus generoso, não é verdade? O centro do Evangelho é: “Deus amou ao mundo de tal maneira que Ele deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Assim diz a Palavra. Paulo, o apóstolo, nos diz: “Aquele que não poupou o seu próprio Fillho, antes, por todos nós o entregou, porvetura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” O coração de Deus é muito grande, Deus é um Deus generoso. E aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e que Ele se torna galardoador dos que o buscam (cf. Hb 11:6).
Assim, sejamos muito práticos: a partir do momento em que temos a consciência de que somos mordomos, é esperado que o nosso coração seja alargado na generosidade. Existe em cada um de nós, por causa da queda, do pecado, uma tendência contrária à generosidade. Uma tendência de avareza. E a única forma de combatermos a avareza em nosso coração, estejam certos disso, é usarmos da generosidade. A cada vez que praticamos a generosidade, estamos como que esbofeteando a avareza que quer emergir em nosso coração. Portanto, sejam bastante generosos. O Senhor mesmo diz, e Paulo lembra no livro de Atos, que “mais bem-aventurado é dar que receber” (At 20:35). Este é um ponto maravilhoso para começarmos a exercitar essa virtude em nossas vidas.
O princípio que rege o mundo é este: para ter mais, precisamos poupar, segurar, reter. É um princípio secular. Mas, pelo princípio do Reino de Deus, se você quer possuir mais, deve fazer o contrário. O princípio no Reino de Deus é dar. E mesmo assim muitos obtêm fé apenas para receber a bênção de Deus, quando estão precisando. Eles têm fé para receber; mas precisamos também ter fé para dar. Exercitar a nossa fé. E a Palavra do Senhor diz: “Dai e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante...”  (cf. Lc 6:38). Olhem que palavras maravilhosas! Dai e dar-se-vos-á! Esta é a promessa do Senhor. Então, pelo Senhor, o nosso coração é motivado a dar. E é interessante que, quanto mais nós damos, mais o Senhor está dizendo que será dado a nós. Esta é uma promessa, a promessa do Senhor. Dai e dar-se-vos-á.
Por meio de Salomão, a Palavra do Senhor também diz que a alma generosa prosperará  (cf. Pv 11:25). Você crê nessa Palavra? Então, se você não está sendo generoso, você é um tolo. Não acha? Até aquele que não tem Deus, o esperto, se fizer essa descoberta, vai querer praticar a generosidade.
Lembro-me de quando era garoto, estava na rodoviária Novo Rio, tinha perdido o ônibus para Belo Horizonte. Era meia-noite, o próximo ônibus sairia por volta das quatro, cinco da manhã. Pensei: o que vou fazer? Vou me sentar aqui e esperar o próximo ônibus. Estavam várias pessoas ali, algumas dormiam, outras trabalhavam. Então, um rapaz se sentou próximo a mim, se dizia irmão, tinha o estilo estereotipado de irmão em sua vestimenta, usava terno e segurava a Bíblia. Começamos a conversar. Num dado momento, ele: “Pois é, irmão, eu estou pedindo sabedoria a Deus”. Eu: “Que coisa boa”. Ele: “Porque Salomão pediu sabedoria, e Deus deu riqueza a ele”.
Entenderam a esperteza? Mas é assim. Até aquela pessoa que não é espiritual tem consciência disso. Então, a Palavra do Senhor diz que a alma generosa prosperará – e isso não se aplica apenas aos irmãos na fé, não. Não é só para aqueles que creem no Senhor. A Palavra de Deus garante que qualquer pessoa que seja generosa irá prosperar. Esse é um princípio do Reino de Deus.
Mas o contrário acontece também. Em Provérbios 11:24-25, a Palavra de Deus diz o seguinte: “a quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo ser-lhe-á pura perda”. Então, às vezes somos tolos – desculpem a minha expressão e franqueza –, porque nós retemos. Sabemos que precisamos atender a certa necessidade, mas retemos. E sabe o que diz, então, a Palavra? “Ser-lhe-á por pura perda”!
Darei um exemplo da minha experiência, apenas para ilustrar. Uma vez, ganhei algum dinheiro. Era um dinheiro considerável, e eu tinha colocado no meu coração que precisava separar uma quantia boa para entregar a um irmão na fé. Mas fiquei adiando, o tempo passou... Por fim, não entreguei. Então, depois de certo tempo fui sacar meu Fundo de Garantia, que estava aplicado em ações da Vale. Era exatamente no período da crise de 2008, e as desvalorizações das ações da Vale mergulharam. Eu perdi exatamente a quantia que tinha determinado no meu coração que entregaria àquele irmão, mas não o tinha feito.
Se você retém mais do que é justo, ser-lhe-á por pura perda. Foi uma experiência interessante, depois fiquei pensando que precisava acertar aquela situação. Um tempo depois, recebi outra quantia, separei o valor para entregar àquele irmão. E, assim que entreguei, recebi uma notícia sem mais nem menos da empresa onde eu trabalhava: resolveram me recompensar com bonificações. Recebi muito mais do que a quantia que dei ao meu irmão.
Desculpem por usar um exemplo pessoal, não quero chamar a atenção para mim. É apenas para ilustrar, que a Palavra do Senhor é muito clara. Se você é generoso, o Universo que Deus criou – usando a expressão que todos usam – conspira a seu favor! Isso ocorre para que as coisas fluam, para que as pessoas sejam generosas também com você. Porque esse é um princípio do Reino de Deus.
NEle,
BP
                                                         (Continua....)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: