08/04/2008

Livros que fazem a diferença

“De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor”. (Salmos 45:1)

Quando vieres, traze... os livros...” (Paulo a Timóteo seu filho na fé – 2 Tim 4:13)

Se me perguntarem qual livro causou maior impacto em minha vida, confesso que não poderia escolher apenas um. Em cada época da minha caminhada com o Senhor teve um livro marcante e que trouxe muita benção ao meu coração.

Algumas vezes esses livros serviram para inflamar em mim o fogo no pavio que estava fumegando. Outros foram usados pelo Senhor para trazer abertura de olhos. Também trouxeram ânimo em momentos de muita fraqueza e desolação. Foram usados para corrigirem o meu entendimento em muitas questões espirituais. Trouxeram bálsamo a uma alma ferida...

Que herança bendita temos recebido de muitos irmãos e irmãs! Graças ao Senhor porque muitos desses livros foram frutos de palavras que transbordaram o coração desses habilidosos escritores. Como é bom e oportuno manter comunhão com a mente e coração de tantos servos e servas do Senhor através da leitura. De outra forma essa comunhão seria impossível.

Entretanto, por onde começar? Ou, se temos trilhado esse caminho de comunhão com muitos membros do corpo de Cristo através dos seus escritos, como escolher o que ler e a quem ler?

Tenho pra mim que um dos grandes problemas hoje é o excesso de informação. Há muito material cristão disponível. Por exemplo, se você fizer uma busca na internet irá encontrar muito material. Livros, artigos, reflexões... até mesmo esse blog que você está lendo! Mas a questão é: o que devo ler? "Administrar" a quantidade de informação disponível não é nada fácil.

Creio que uma boa prática seja seguir as pegadas do rebanho do Senhor, ir atrás daqueles que já avançaram mais do que nós no caminho espiritual e pela experiência e conhecimento adquiridos podem nos indicar o que ler e a quem ler. Sendo maduros no Senhor, eles, “...pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Heb 5:14), e assim podem nos dar uma boa ajuda, livrando-nos de perdermos tempo precioso ou de entrarmos em caminhos de engano.

Mas nunca nos esqueçamos, que por mais que algum irmão ou irmã seja crescido no Senhor, ele ou ela ainda vê em parte. O que você vier a ler será sempre uma visão em parte (cf 1 Cor 13:9). Apenas um livro é a revelação plena de Deus: a Bíblia! E permita-me aproveitar para dizer a você: somente se lance à empreitada de ler livros espirituais se primeiro você estiver lendo a bíblia. Você precisa ir direto à fonte das águas. Deixe Deus falar diretamente com você pelas Escrituras e então busque a comunhão com aqueles preciosos irmãos através dos seus escritos.

Alias, deixe-me sugerir uma coisa a você sobre a leitura da bíblia: não faça a sua leitura devocional, ou a sua leitura diária utilizando as bíblias comentadas. Utilize essas bíblias apenas quando você for estudar algum assunto específico. O que o comentarista escreveu pode influenciar o seu entendimento ou mesmo ofuscar aquilo que Deus deseja falar com você na sua leitura. Pessoalmente não gosto da simplificação que é feita com a Bíblia ultimamente. Há uma proliferação enorme de “bíblias especializadas”: “bíblia do adolescente”, “bíblia da mulher”, “bíblia dos obreiros”, “bíblia de batalha espiritual”... e por aí vai. Não posso julgar os motivos por trás da publicação de tais bíblias, mas “cheira a marketing” para aumentar as vendas e não a promoção do reino de Deus.



Bem, mas deixe-me voltar ao assunto que quero trazer nessa postagem. Gostaria de recomendar a leitura de um livro (Não que eu seja a pessoa experimentada que citei ateriormente, mas certamente já passei por caminhos que muitos que estão começando ainda irão passar). Esse livro impactou bastante a minha vida na caminhada com o Senhor. O li há 26 anos atrás! E como foi benção para mim. Esse livro se tornou um clássico sobre a vida cristã e tem abençoado milhares (ou milhões) de filhos de Deus. Me refiro ao “A Vida Cristã Normal” de Watchman Nee.


A edição da Editora Fiel está esgotada há muitos anos, mas recentemente foi reeditado pela Editora Tesouro Aberto e pode ser adquirido pelo seu site.

Certamente, muitos dos que lêem esse blog já tiveram a oportunidade de lê-lo. Mas se você ainda não o fez, o encorajo a fazê-lo. Questões cruciais da vida cristã são abordadas pelo autor. Há algo que muito me impressiona nesse autor. Sempre que leio os seus livros, percebo a unção do Espírito fluindo. O irmão Angus Kinnear, quem publicou a primeira edição desse livro, resume bem o conteúdo do mesmo dizendo que há “uma forte ênfase na grandeza de Cristo e da suficiência da Sua obra”.

Boa leitura! Que o Senhor o(a) abençoe.

No Amor do Senhor,

BP

Comente com o Facebook:

5 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Também me influenciou muito positivamente esse livro.
Recomendo.

Abraço

Anônimo disse...

Muito interessante esta questão dos livros, e muito bom indicações dos mesmos. Nós as mulheres da reunião de quinta pensamos em fazer um círculo do livro, onde cada uma compra um livro lë conversamos sobre o livro e emprestamos uma para as outras,assim vamos ler vários livros e gostaríamos de indicações de livros sebre mulheres, casamento e criação dos filhos. Muito obrigada pela mensagem que vem de encontro com a vontade do nosso coração e sempre por intermédio do nosso Senhor... Aguardamos indicações. Deus te ilumine cada vez mais. Amém.
Priscilla Castilho.

Anônimo disse...

No momento estou lendo Manual da Mulher para a Batalha Espiritual, muito edificante....
Gostei muito também dos livros O Poder da Mulher que Ora e O poder da Esposa que Ora, me ajudaram muito no fortalecimento do meu casamento e o mais importante de todos que é a Bíblia que nos fala algo muito atual e direto onde precisamos. Muito Obrigada.

Victor de Cristo Gabriel disse...

Amados irmãos,
É muito bom estar podendo compartilhar com vocês algo das riquezas do Senhor.
Estava apenas lendo alguns pontos deste blog, quando vi a indicação do irmão sobre o livro "A vida Cristã Normal" e fiquei muito feliz, pois este livro é muito precioso. Ele contém várias verdades sobre a vida cristã que, algumas vezes, são ignoradas por nós por falta de conhecimento e revelação da Palavra. São pontos já conhecidos como o sangue do Senhor, a Cruz , mas são muito presentes em nosso viver diario e que precisamos estar a percebidos deles.
Pessoalmente, ainda estou lendo o livro, mas já me tem sido de muita ajuda.

Que o Senhor Jesus nos abençoe e nos revele a cada dia mais do Seu conhecimento e do Seu frescor. Amém!

Em Cristo.

Victor

Anônimo disse...

gostaria de citar alguns livros para nossa edificação:
Discipulos na escola de cristo - austin sparks
crisitanismo pagão - frank viola
a volta do filho pródigo - henry nouwen
O ministerio da palavra - watcman Nee
Casas que transformam o mundo - holfgang simson
o mundo é plano
quando nistzche chorou
cristo é tudo em todos - christian chen
em busca da liberdade - myles monroe
Abraços
pelos vínculos do calva´rio