02/06/2016

A alma generosa prosperará (1/6)

Gostaria de apresentar algumas reflexões sobre finanças pessoais, mas numa perspectiva do reino de Deus. Ou seja, como Deus vê e nos orienta nessa questão. De modo mais pragmático, são alguns pensamentos extraídos da Bíblia que nos dão o norte em como proceder nessa questão das nossas finanças pessoais. Vamos nos ater aos princípios bíblicos e não nas metodologias em como administrar finanças pessoais 
“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda. E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. (Provérbios 3:9-10) 
Essa é uma promessa maravilhosa. Mas é uma promessa condicional. Ou seja, você precisa cumprir a sua parte para que aquilo que Deus está prometendo se realize. Essa é uma promessa da Palavra do Senhor presente já no Antigo Testamento, e colocada por Salomão. Salomão foi considerado – depois do Senhor Jesus, naturalmente – o homem mais sábio sobre esta terra, teve grandes empreendimentos e projetos. Então, ele nos dá bastantes recomendações no tocante aos nossos bens, nossa renda, nosso trabalho. Ele indica como nós devemos administrar essas questões diante de Deus. 
Sabe-se que às vezes é difícil falar sobre dinheiro, algumas pessoas realmente se sentem constrangidas e fogem dessa conversa. Para mim, é muito tranquilo. Não tenho nenhum constrangimento em falar sobre isso. Em primeiro lugar, tenho minha consciência muito tranquila diante do Senhor naquilo que tem chegado ao meu coração. Segundo, pela misericórdia de Deus, não tenho nenhuma dependência de qualquer coisa que seja; tenho a minha independência financeira. Assim, me sinto muito tranquilo para tratar dessas questões. 
Antes de entrarmos nesse assunto propriamente dito nos versos citados acima do livro de Provérbios, vamos pensar um pouco. Se você pegasse a Bíblia, se sentasse e fizesse uma leitura do início ao fim, parando apenas para se alimentar e dormir, você levaria em torno de 60 horas para terminar. E se você fosse anotando todos os versículos que tratam de finanças, dinheiro, bens, riquezas, talvez ficasse muito surpreso ao constatar a quantidade de vezes com que esse assunto é abordado na Palavra de Deus. Alguns pessoas fizeram isso; eles anotaram, por exemplo, que na Bíblia há em torno de 500 versículos a respeito de oração. Há outros aproximadamente 500 versículos sobre fé. Vocês sabem quantos versículos há na Bíblia a respeito de dinheiro, de finanças, de bens? São 2.350 versículos. Interessante, não? 
Por que há tantos versículos na Bíblia sobre esse tema? Isso já deveria nos chamar a atenção para o que deve ser algo importante, pois não há nada por acaso na Palavra de Deus. E, de fato, esse é um assunto ao qual o Senhor Jesus deu muita importância. Das trinta e poucas parábolas que Jesus proferiu, dezesseis fazem referência a bens, riquezas e finanças. Então, esse é um assunto que precisa ser bastante compreendido. Nós precisamos andar sob a luz da Palavra de Deus, porque isso trará grandes benefícios para a nossa vida. E não somente benefícios – não vamos apenas olhar para o benefício próprio, pois isso já sabemos que é real –, mas também porque traz honra ao Senhor. E é nesse aspecto que Salomão diz: “honra ao Senhor com os teus bens”, e depois continua, “e também com as primícias da tua renda”. 
Salomão faz essa declaração considerando o contexto da lei, pela qual havia a obrigatoriedade do dízimo. O dízimo era uma espécie de imposto, vamos chamar desta forma. Assim como nós pagamos nosso imposto de renda para o Estado, na nação de Israel era pago o dízimo, que era levado à Casa do Tesouro. Salomão, portanto, fala: “honra ao Senhor”, nesse mesmo contexto. 
Mas, e hoje? Como funciona para nós cristãos? Hoje, a Palavra de Deus diz que estamos libertos da lei, na dispensação da Graça de Deus, em uma liberdade no Senhor. Assim, talvez muitos de nós fiquemos apegados apenas ao resultado dessa bênção de honrar ao Senhor. Nós queremos que os nossos celeiros estejam cheios – quem não quer? Está escrito na Bíblia, a promessa é: e se encherão fartamente. Não é só um pouquinho, não. É fartamente! Então, muitos de nós nos apegamos a essa ideia, queremos nossos celeiros fartos; mas talvez não pensemos na primeira parte, que é honrar ao Senhor. 
Uma pergunta que precisamos responder: como poderemos honrar ao Senhor com os nossos bens e com as primícias da nossa renda? 
Nos próximos posts, mencionarei cinco formas pelas quais podemos honrar ao Senhor. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: