07/06/2016

A alma generosa prosperará (6/8)

Trabalhando diligentemente 
A terceira forma de honrarmos ao Senhor é com o nosso trabalho diligente. A Palavra de Deus diz que não devemos ser preguiçosos. Paulo exorta os irmãos de Tessalônica: “[...] se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente [...]” (I Ts 3:10-11). Ou seja, Paulo diz que não se deve ajudar a pessoa que está na preguiça. Então, não pode haver ninguém preguiçoso entre nós, pessoas que pertencem ao Senhor. Devemos ter um trabalho.
Se você tiver necessidade, Deus irá supri-la, você será ajudado. Mas você deve estar trabalhando. Se estiver desempregado, o seu trabalho será buscar um emprego. Orar ao Senhor, procurar as oportunidades. Você não deve ficar comendo o pão na preguiça. Salomão diz, em Provérbios: “O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se”  (Pv 10:4). Você deve ser diligente. A preguiça traz a pobreza. Salomão diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso” [...] no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta mantimento”.  E por isso ele diz, ainda: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão [...]” (Pv 6:6-11)
A forma de honrarmos ao Senhor é como Paulo diz: devemos fazer as coisas não à vista dos homens, não apenas porque eles estão nos vigiando. Independentemente de o seu chefe estar olhando para você, te controlando, você deve fazer como ao Senhor. Assim diz a Palavra. Se você está fazendo o seu trabalho como ao Senhor, será um trabalho benfeito. Ou, no mínimo, será o melhor que você pode fazer. Tenho absoluta certeza disso e lhes garanto, que por causa disso, esteja certo de uma coisa: seu trabalho será reconhecido.
Tenho trinta anos de trabalho e já gerenciei em empresas grandes. Observo esse comportamento com muita percepção, e já fiquei triste algumas vezes, pois trabalhei com pessoas cristãs que não faziam o seu melhor. Fui gerente delas, e constatei que, caso um dia elas saíssem do emprego, eu não poderia recomendá-las a outra empresa. E já ouvi de outros cristãos que não mais dariam emprego a irmãos na fé, porque a maioria se mostrava relapsa, preguiçosa, desonesta. Que testemunho lamentável.
Então, sejamos generosos, mas também precisamos honrar ao Senhor no nosso trabalho. Precisamos trabalhar para termos condições de acudir ao necessitado. Busque sabedoria. Leia o livro de Provérbios. Seja diligente. A Palavra diz, em Provérbios: “Viste um perito na sua obra, entre reis será colocado” (Pv 22:29). Se você buscar a sabedoria de Deus no seu trabalho, você vai prosperar. Não há outra alternativa a não ser prosperar, porque Deus vai te abençoar. É algo natural.
Lembre-se: aquilo que você sabe fazer também é um dom de Deus. Aliás, existe um dom interessante, o qual não vejo ninguém pedindo em suas orações. Em Romanos 12, são mencionados vários dons: o da fé, da profecia, da administração, do serviço... Mas você também encontra lá: o dom da liberalidade. Dom de doar. Você já pediu esse dom? As pessoas pedem outros dons, mas o dom da doação não veja ninguém pedindo. Uma vez fiz essa brincadeira com um irmão, e ele disse que iria pedir esse dom a Deus. Depois de um tempo, ele me disse: – Deus me deu! E, realmente, eu vi no testemunho da vida dele. A primeira coisa que o vi fazendo foi comprar duzentas cadeiras para o local de reunião do grupo de irmãos onde ele se congregava. Deus o prosperou grandemente, foi impressionante. Mas ele não orou para ter o dom da liberalidade para poder prosperar, não! E se você quiser pedir o dom da liberalidade, que seja por amor, para ter um coração liberal.
Mas a habilidade que você tem no seu trabalho é um dom de Deus. Lembram quando foram construir o tabernáculo? A Palavra, em Êxodo, diz assim: “E todo homem hábil a quem o Senhor dera habilidade, inteligência para saberem fazer toda a obra...” (Ex 36:1). O talento que nós chamamos de talento natural vem de Deus também. Você pode se aperfeiçoar, e se você está com dificuldade no seu trabalho, peça sabedoria ao Senhor. Se você não sabe como resolver um impasse, se precisa fazer uma apresentação para o seu chefe ou para quem quer que seja, ou se precisa desenvolver um novo projeto, ore ao Senhor. Peça sabedoria. Faça o seu melhor. Não seja relapso. Não seja preguiçoso. Seja perito, e você será sempre lembrado e “colocado entre reis”.
Já trabalhei muito e com muita gente. Só de você ser responsável, você já ganha muitos pontos. Vejam só, isso não é nada mais do que a obrigação. Por exemplo, um profissional autônomo promete entregar um trabalho em determinada data, mas não entrega. Seja comedido, trabalhe com empenho para que na data acertada você cumpra com seu compromisso. Tenha responsabilidade. São coisas básicas.
Portanto, grandes frutos vêm do seu trabalho – um trabalho honesto, responsável, feito como para o Senhor. Grandes frutos, além do testemunho que você vai dar a respeito disso. Não precisa falar nada, mas as pessoas vão notar que você é um bom empregado, diligente, uma pessoa de confiança e que elas podem contar com você. Faça para o Senhor, a Palavra diz, não quando os homens estão olhando, mas para o Senhor. Isso honra ao Senhor.
NEle,
BP

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: