09/06/2016

A alma generosa prosperará (8/8)

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor 
O quinto aspecto que quero mencionar diz respeito às nossas dívidas. Paulo diz, em Romanos 13:8: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor...”. Se você quer honrar ao Senhor em sua vida financeira, então, tome hoje uma decisão: elimine as suas dívidas. A dívida corrói você e seu patrimônio. Juros são algo terrível. E os juros compostos, juros em cima de juros?! Se você extrapolou os seus limites e passou a utilizar o cheque especial, pagando juros de mais de 10% ao mês – Baratinho, não? –, mais de dez por cento está sendo corroído. Esse não é um princípio de Deus.
Dentre os que me lêem, provavelmente alguns de estão com dívidas e precisam  acertar isso. Porque o livro de Provérbios diz que aquele que é devedor se torna escravo do seu credor (cf. Pv 22:7). Se você vive constantemente em dívida, vive escravizado.
Como sair das dívidas? O primeiro ponto é nos perguntar: por que entramos em dívida? A primeira resposta que me vem é: porque não estamos aprendendo a estar contentes. Paulo diz: “Tendo sustento e com o que nos vestir, estejamos contentes” (I Tm 6:8); “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (cf. Fp 4:11); “Tenho a experiência, tanto de fartura quanto de escassez” (cf. Fp 4:12). Ele não sabia! Ele aprendeu a viver contente, e nós temos que aprender.
O problema da dívida é porque nos recusamos a viver no padrão que temos. É algo que sentimos no coração, a insatisfação com nosso padrão de vida. Então, a pessoa se sente na obrigação de se endividar para comprar um carro novo, um vestido novo, uma calça nova, um tênis novo. E com a facilidade das prestações que o comércio oferece, a pessoa vai comprando e se endividando.
É preciso nos fazer esta pergunta: por que estou contraindo dívidas? Tome a decisão de não contrair dívidas. Você sentirá liberdade financeira, o que lhe trará tranquilidade e acabará com muitos dos seus problemas. É a Palavra de Deus que diz: não fique devendo nada a ninguém. Então, se você está devendo, sente-se em casa com sua mulher ou marido, discutam o assunto, vejam o que vocês possuem, elaborem um orçamento e permaneçam dentro dos limites. É melhor você se privar de algumas coisas e viver em paz. O mundo apresenta vários apelos, e nós estamos cedendo a esses apelos; se alguém tem um carro melhor, uma roupa legal, seus olhos brilham e você decide que também deve ter. Não! A palavra é contentamento. Se Deus lhe deu, e você tem condições, usufrua. Mas nunca entre em dívida. Comece a observar esses padrões de Deus. Eles farão muita diferença na sua vida. Dívidas te deixam aprisionado. Tome a decisão hoje: parar de fazer dívidas e buscar a graça de Deus para acabar com as já existentes.
Como você pode fazer isso? O primeiro conselho que lhe dou é orar. Peça ao Senhor que lhe mande o escape. E você deveria também confessar ao Senhor, porque, no fundo, se Deus nos manda fazer uma coisa e a gente não faz, cometemos pecado. É rebelião. A ninguém deveis nada... e nós seguimos fazendo dívida!
Então, a primeira atitude é confessar ao Senhor. Mas o Senhor é misericordioso: peça o socorro, e Deus lhe dará graça para isso. A segunda atitude: vá se aconselhar com algum irmão na fé – ou irmã – que seja sábio. Existem muitas pessoas sábias. Não são pessoas com faculdade, não; são pessoas que possuem a sabedoria dada por Deus. Para minha alegria, recentemente descobri que minha mãe é uma excelente administradora, no que tange à economia doméstica. Ela se aposentou, vive com uma pequena renda, e o que ela faz com aquele dinheiro me deixou impressionado. Sem qualquer estudo acadêmico ela é muito sábia em administração de recursos domésticos.
Portanto, devemos conversar com pessoas sábias. Pessoas que, como a minha mãe, ganham pouco mas têm tudo em casa – uma alimentação primorosa, em que sempre há algo a servir às pessoas que visitam. Como essas pessoas conseguem fazer isso com pouco? Precisamos nos aconselhar com elas. Procure irmãos na fé em que você confia e se aconselhe. Então, tome a decisão de parar de ficar devendo, confesse, ore e se aconselhe. Você já tem dívidas, resolva-as e chega! E assuma a postura de não contrair outras. Talvez nos períodos festivos, por exemplo (natal, dia das crianças etc), em que o apelo do comércio é maior, você terá que explicar às crianças que a compra do presente será adiada, assim como a viagem, porque isso os endividaria e que vocês estão seguindo a orientação de Deus. Não entre mais em furada. Aprenda a estar contente com a situação. Se você não contrair dívidas, você honrará o Senhor.
Sabemos que isso não é simples, tanto que, como mencionei, existem 2.350 versículos sobre finanças na Bíblia. Mas tenho a convicção de que, se você também leu as postagens anteriores, o Espírito Santo falou com você, e que você pode tornar o dia de hoje um marco na sua vida, para você caminhar livre diante do Senhor, abençoando e sendo abençoado.
Que Deus abençoe a cada um de nós. Amém.
NEle,
BP


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: