03/06/2016

A alma generosa prosperará (2/6)

Tendo a consciência de que somos mordomos de Deus
“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda. E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. (Provérbios 3:9-10)
A primeira forma de honrarmos ao Senhor diz respeito a termos consciência da nossa mordomia nessa questão das nossas finanças. Não me refiro a privilégios, mas sim à nossa função de mordomos. Nós somos mordomos de Deus.
Tudo o que vêm às nossas mãos não nos pertence, mas ao Senhor. Já temos a consciência clara de que tudo provêm do Senhor? Deus mesmo diz: “Minha é a prata, e meu é o ouro”. Tudo pertence ao Senhor. Davi fez uma declaração maravilhosa ao Senhor. Em oração, em I Crônicas 29, ele diz: “Teu é, Senhor, o poder, e a grandeza, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. E riquezas e glórias vêm de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder, contigo está o engrandecer e a tudo dar força” (1 Cr 29:11-12). Davi teve essa consciência, e quando fazemos essa leitura na Palavra do Senhor fica muito claro para nós que o Senhor é dono de tudo.
Vou fazer uma pergunta muito óbvia: de quem nós somos? A quem nós declaramos pertencer? Talvez na prática nós não vivamos essa realidade, mas a resposta é evidente. Por exemplo, I Pedro diz que somos povo de propriedade exclusiva de Deus; nós fomos resgatados, o Senhor pagou um preço por nós, e nós agora não pertencemos a nós mesmos, mas ao Senhor. Então, se você mesmo pertence ao Senhor, aquilo que está em suas mãos pertence a quem? Ao Senhor! Então, você deve ter a consciência de ser um mordomo do Senhor ao considerar tudo o que vêm às suas mãos, ou seja, os seus bens, a sua renda. A riqueza está nas suas mãos, mas não lhe pertence; você está ali para administrá-la de acordo com a vontade do Dono. Você é o administrador e, por isso, precisa ser fiel Àquele que te confiou.
Em Mateus 25, o Senhor Jesus contou a parábola dos talentos, em que o senhor que era dono daqueles talentos os confiou aos seus servos e se ausentou. No final, no acerto de contas, aquele senhor disse aos dois servos que foram fiéis: “foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”. Isso se aplica a nós também, nas questões materiais. Às vezes pensamos nessa parábola e nos colocamos no lugar dos servos, mas somente no aspecto espiritual. Não! Na realidade, depois que nós cremos no Senhor, e a nossa vida passou a pertencer ao Senhor, não existe diferença entre o que é espiritual e o que é material. Nossa vida é uma só. E em tudo o que nós fizermos, em tudo aquilo com o que estejamos envolvidos, devemos atentar que estamos diante de Deus. Seja na reunião, no louvor, na adoração, no trabalho, ou no que você estiver fazendo. Estamos diante do Senhor.
Veja o que a Palavra do Senhor diz sobre a nossa condição de mordomos:
“Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Co 4:2).
Em primeiro lugar, precisamos ter a consciência de que tudo o que está nas nossas mãos foi colocado pelo Senhor. Tudo o que é permitido que eu possua na verdade pertence ao Senhor, assim como a minha própria vida. Este é um aspecto muito óbvio, o qual creio que todos já sabemos, intelectualmente. Mas precisamos todos entrar nesta realidade. Não podemos ser relaxados nessas questões. Devemos de fato crer e praticar que somos mordomos do Senhor, que Ele é dono de todas as coisas, e que tudo vêm dele. Devemos agir de acordo com o nosso Senhor. Isso significa que, como o Senhor disser para administrarmos o que está nas nossas mãos, assim devemos então proceder. Essa é uma consciência muito prática na nossa vida, e que muda em muito a forma de lidarmos com as questões materiais.
Portanto, este é o primeiro aspecto: somos mordomos. E devemos ser encontrados fiéis quando o Senhor voltar. Faço um convite: que cada um tome a postura de reconhecer o Senhor como dono das nossas próprias vidas e de tudo o que possuímos. Faça como como Davi, que em oração ao Senhor, fala: Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos” (cf 1 Cr 29:14). Tudo veio Dele.
Então, daqui para frente, você vai pensar no que fazer com a sua casa, com a sua renda. Você é responsável por pensar nisso, buscar conhecer qual é a vontade de Deus com relação aos seus recursos financeiros. 
                                        (continua...)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: