18/03/2016

Uma vida bem sucedida: oração como modo de vida (3/9)

"Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:17) 
O terceiro ponto que aprendi há muito tempo e que, pela graça, tem sido uma experiência maravilhosa é: oração. Não que eu seja um homem de oração, mas, pela graça de Deus, tenho tentado fazer da minha vida uma oração. Tudo com que me relaciono, faço daquilo um motivo para oração, de modo que meu pensamento converte-se em oração. E isto tem me ajudado tremendamente. Imagine… Você levantar naquele dia e se lembrar das suas atividades e falar sobre elas com o Senhor… Antes de as situações começarem a lhe despertar ansiedade e aflição, você as leva diante do Senhor. Imagine estar no trabalho e, às vezes, sentir que o ambiente fica tão azedo por causa de uma inimizade com alguém… Em vez de lutar contra a carne e o sangue, você leva aquele assunto diante do Senhor: “Senhor, aquele meu colega… estou em dificuldades com ele (…) dá-me sabedoria para enfrentar esta situação. Preciso da tua graça. Dá-me uma palavra Sua para esta situação”. Mesmo na hora de fazer um negócio, peça ao Senhor sabedoria!  
Durante meus trinta e cinco anos de caminhada com Jesus, tudo isto funcionou e ainda está funcionando muito bem. Quantas vezes problemas complicados ergueram-se à minha frente, mas pela oração, Deus trouxe graça, sabedoria, socorro e solução! Em seu trabalho, pratique isso! Quantas vezes eu não sabia realmente como desenvolver um projeto, que decisão tomar, como fazer determinadas coisas em meu trabalho! Recorra ao Senhor em tudo! É simples assim! 
Uma vez o Senhor me deu uma lição preciosa com relação à oração da qual nunca me esqueci. Eu e minha esposa tínhamos acabado de chegar de uma viagem em uma rodoviária com duas malas pesadas difíceis de serem transportadas. A rodoviária não estava muito bem equipada na época e não havia táxis lá naquele momento. Então, suspirei: “bem que poderia aparecer uma carona”. Ao mesmo tempo que orava, pensei: “será que preciso ocupar o Senhor com um pedido desses?”. Porém, logo veio em meu coração aquele texto: “sem mim, nada podeis fazer”. Em seguida, quase que instantaneamente ao término daquela fala em pensamento, uma irmã apareceu em um carro buzinando e oferecendo carona! Na hora, sorri. Lições como esta são muito singelas, irmãos, mas de um valor precioso para nós!  
George Müller1 estava observando outro irmão consertando a sua caneta, e ele perguntou ao irmão: “Você ora enquanto conserta a sua caneta?” O irmão respondeu a George Müller: “Não”. E então George Müller disse: “Pois eu oro, e sempre que conserto, conserto melhor”! 
Então, faça com que suas oportunidades diárias e pensamentos sejam uma oração. Não fique perdendo tempo labutando com sua mente em agitação. Faça desses momentos uma comunhão com Deus, de modo simples. Não tenha medo! Lembremos que Jesus nos disse que temos de ser como crianças. Irmãos, o Evangelho é muito simples e real. Somos nós quem o complicamos! Ele pode ser profundo, mas é simples e acessível a todos. Então, torne o seu cotidiano um modo de vida de oração. Comece a ter essa experiência, faça disso um hábito. Quando a oração lhe for um hábito, você começará a orar espontaneamente, seja na fila de um banco, seja dentro de um ônibus, dirigindo seu carro, ou em casa. Comece a pensar orando. Ao invés de reclamar, comece a ter ações de graças. Ao se levantar da sua cama confortável e tomar aquele café gostoso, por exemplo, não são motivos para ações de graças? Fazendo assim, você estará esbofeteando as murmurações que surgem em seu coração. 
Talvez tenhamos um momento específico para oração. Porém, não permita que, com o tempo, este momento se torne apenas um hábito religioso, isto poderá recair em uma rotina improdutiva e se tornar um peso, em vez de um alívio. Além desse horário separado para oração, use, quaisquer outras oportunidades e momentos diários para falar com Deus em orações específicas. É-nos dito em Tiago 4:3-4“(...) nada tendes porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.. Ou seja, precisamos ser específicos com Deus. Seja simples como uma criança o é com seu pai. Como Jesus nos ensina: “o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje (…) e seja feita a Tua vontade”. Diga ao Senhor qual é a sua vontade com humildade, mas sempre compreendendo que Deus tem uma vontade soberana. E com esse exercício conheceremos mais de Deus. 
Procure praticar tudo isto, mas não de modo a criar estereótipos, nem a se comportar como que imitando os outros, pra se sentir espiritual; não seja “plástico”, nem artificial, mas natural na graça de Deus.  
Na graça do Senhor, que nos convida à oração, 
BP 
==================
Abaixo seguem os links das outras postagens desse mesmo tema: 
George Müller (1805 -1898): servo de Deus conhecido como homem de oração, evangelista, escritor, cuidou de milhares de órfãos durante a sua vida. Teve uma vida e testemunho muito inspiradores. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: