28/03/2016

Uma vida bem sucedida: fazendo tudo conforme as nossas forças (8/9)

Outro ponto que, principalmente nos últimos anos da minha vida, tenho procurado praticar é: fazer tudo conforme as minhas forças, como diz Eclesiastes 9:10: “tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças (...)”. No reino de Deus, espiritualmente falando, cada um de nós recebeu pelo menos um talento e temos que usá-lo. Os talentos não querem dizer apenas os dons espirituais. Mesmo as nossas capacidades naturais para fazer as coisas são um talento de Deus. Por exemplo, se você é um bom administrador, isto é dádiva de Deus, e você precisa ser fiel em exercitar este talento, deve fazê-lo bem, conforme as suas forças. Às vezes, ficamos paralisados e dividimos o que é secular e espiritual, mas não existe isso. Devemos adorar a Deus na oração, como devemos também fazer do nosso trabalho uma adoração a Deus, pois, como diz a Palavra, “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31). Então, o que vier às mãos para fazer, faça!

Nos finais de ano, temos o hábito de escrever muitas metas e decisões, e nos comprometemos a cumpri-las, e precisamos mesmo cumpri-las. Mas ao invés de cumpri-las entramos em paralisia. Se algo é justo, honesto e bom, e precisa ser feito, façamos conforme nossas forças. Não fique apenas planejando, desejando fazer, sem colocar em prática.

Você precisa fazer conforme sua força. Se você consegue orar apenas um minuto por dia, então que seja, mas faça isso. Não precisamos necessariamente imitar célebres irmãos ou ser como os monges do passado, os quais oravam quase que o dia inteiro, mas façamos conforme as nossas forças, de acordo com as condições e limitações que tivermos, de acordo com a medida da nossa fé. O que tivermos para fazer, que façamos logo e não deixemos para amanhã. Na Palavra de Deus há uma ênfase no hoje: “hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 4:7); “eis agora, o dia da salvação” (2Co 6:2); “não se ponha o sol sobre a vossa ira”. É hoje! Depois que o sol se pôr dará lugar a outro dia. Não se pode deixar para amanhã.

Muitos de nós são como a tribo de Rubem, lembrada no cântico de Débora. Eles tomaram grandes decisões, fizeram grandes resoluções de coração, mas não colocaram nada em prática. No caso ficaram cuidando do seu gado e não foram à guerra em auxílio aos seus irmãos. Ficaram planejando, planejando, mas não agiram. (cf. Jz 5:15-16)

De modo simples, pelo poder do Senhor Jesus, saiamos da paralisia! Jesus disse ao paralítico: “levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Mc 2:11). Por exemplo, se você deseja fazer alguma visita a um irmão, que Deus colocou em seu coração, vá! Deus poderá usá-lo para abençoar esta pessoa. Se Jesus mandou falar dele para alguém, fale! Ainda que seja algo simples, nada que vá além da sua capacidade. Aquilo que você tem de fazer, faça-o de acordo com suas forças. Não coma o pão da preguiça. Se tem algo para fazer, faça! Não fique procrastinando. Isso fará um bem enorme à sua vida. E você verá como Deus lhe fará prosperar no Seu caminho, no Seu serviço, e ter uma vida ordenada no dia-a-dia.

No Seu amor,

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: