10/05/2016

Pais e filhos convertidos uns aos outros (10/12)

Filhos convertidos aos pais concedem perdão a eles
Assim como os pais também concedem perdão, os filhos precisam conceder perdão. E aqui, às vezes, é extremamente difícil. Por exemplo, pais abusadores, seja verbalmente, fisicamente e até, como eu disse, sexualmente. A graça de Deus tem que ser abundante na nossa vida para concedermos o perdão, mas essa é a vontade de Deus.
E perdoar não significa que nós vamos ter uma amnésia, que você nunca mais vai se lembrar. Não. Você se lembra. Só que, quando você se lembra, aquilo não lhe faz mais mal. É como um machucado no seu corpo, uma ferida, um corte, mas, aos poucos, vai sendo curado e depois fica ali uma cicatriz. Você se lembra do ferimento, mas agora é uma cicatriz e não tem mais nenhuma dor. 
O perdão é obediência a Deus; temos que conceder. Não é algo do tipo  estou me sentindo alegre em fazer isso”, não; às vezes é difícil. Um bom teste para você ver se perdoou alguém é ver se você consegue orar por aquela pessoa, abençoando-a de todas as formas, dizendo: “Senhor, abençoa essa pessoa nisso, nisso, nisso e nisso. Faça isso por ela, assim, assim e assim”, desejando o bem para ela. Porque, se você ainda está com o coração fechado, e se não perdoou, não consegue abençoar. Não faça isso. Filhos convertidos aos seus pais os perdoam.
Eu assisti a um vídeo de uma irmã na fé dos Estados Unidos – ela é muito famosa, tem muitos livros aqui no Brasil –, a Joyce Meyer, no qual ela estava dando o seu testemunho. Ela disse que, por muito tempo, foi abusada sexualmente pelo seu pai. E pior: sua mãe acobertava a situação e não a ajudava. Mas, um dia, depois de anos, e ela já crente em Jesus, sentiu que precisava ir lá, conversar com o pai dela, perdoá-lo e falar do Senhor para o pai. Que experiência! Mas a Graça de Deus é maior que todas as coisas e ela concedeu esse perdão, vive em paz, tem um ministério extremamente rico e abençoado.
Então, em algumas situações será difícil, mas eu quero te encorajar, como filho, a perdoar seus pais. Ainda que seus pais tenham partido, já não estejam mais aqui, já tenham falecido há algum tempo, talvez você possa estar guardando mágoa no seu coração. Libere agora. Honre, ainda que seja a memória do seu pai ou da sua mãe, e perdoe, conceda o perdão. Fique livre dessa mágoa, dessa raiz de amargura que pode estar te atrapalhando. Talvez você possa até estar cabisbaixo e não usufruir daquela alegria que é do Senhor porque tem uma raiz de amargura profunda no seu coração. E ela não só contamina você; como diz o livro de Hebreus, vai contaminando os outros. Então, perdoe pela graça de Deus.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: