04/05/2016

Pais e filhos convertidos uns aos outros (5/12)

Pais convertidos aos seus filhos não os irritam
Pais convertidos aos filhos, como diz a palavra de Deus, não irritam seus filhos. Efésios 6:4 está dizendo: “Pais, não irriteis os vossos filhos” – ou, em outra versão, diz: “pais não provoquem seus filhos à ira”.
Quanta irritação tem sido provocada na vida dos filhos. E os filhos crescem com o seguinte pensamento: “Poxa, eu não quero ficar aqui com meus pais. Eu estou doido para chegar aos meus dezoito anos para eu sair fora. Nunca mais vou querer ficar junto com meus pais”. Quanta irritação!
Alguns pais sustentam aquela visão errada filho é minha propriedade; eles têm que obedecer”. Claro, os filhos têm que obedecer, está dito na Palavra. Mas você se torna o tirano na vida dos seus filhos e, então, tiranamente, quer que seus filhos façam o que você bem quiser. E, às vezes, até mesmo coloca seus filhos em situação ridícula – mas como você é o pai, seus filhos têm que obedecer. Com isso, você está provocando a ira nos seus filhos.
Muito cuidado. Repense, talvez, a forma de criar os filhos. “Não provoqueis vossos filhos à ira”, diz a Palavra, “mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Você sabe que seus filhos são gente? Porque, às vezes, podemos tratar os filhos como objetos ou nossos servos. Eles são pessoas, criadas à semelhança de Deus. São herança do Senhor. Quantas irritações são impostas aos filhos!
Como nossos filhos precisam ser criados no temor do Senhor, então nós pensamos: “Eu tenho que obrigar meu filho a fazer certas coisas”. Em vez de estimular nossos filhos a fazerem o que julgamos ser o correto, nós os obrigamos. Dizemos: “você tem que orar, venha aqui, ore!”. É na pressão. Ele vai, ora, mas, no coração dele, ele pensa: “Que coisa chata. Que pai chato, que mãe chata”.
Ou, às vezes, você quer que seu filho se comporte de um jeito porque você está preocupado com o que as pessoas irão pensar. “O que os irmãos na fé vão pensar se eles virem isso?” Você está preocupado com os irmãos, não com o amor do seu filho. Você proíbe seu filho de fazer certas coisas porque “poxa, o que os irmãos na fé vão pensar?”. Não é porque você ama o seu filho ou porque você quer o bem dele.
Se somos convertidos, nós buscamos a graça de Deus para não irritar os nossos filhos.
Vou dar um exemplo meu. Eu gostava de ter o cabelo um pouco maior. Mas meu pai, quando eu era criança, em torno dos meus dez ou doze anos, passava a máquina no meu cabelo. Era meu pai, não tinha problema, eu tinha que obedecer, mas aquilo me irritava profundamente. Eu queria ter o cabelo um pouquinho maior e meu pai passava a máquina. Talvez, por amor a mim, ou porque ele gostava, sei lá, achava bonito, mas aquilo me irritava.
Observem, às vezes, que coisas simples podem estar irritando seus filhos, e são coisas das quais vocês, como pais, podem abrir mão. Se o cabelo do seu filho vai ficar um pouco maior ou menor, não faz nenhuma diferença. Se seu filho vai usar uma camiseta de uma cor ou de outra, não tem nenhum problema. Você tem que ter a sabedoria que vem de Deus e ver aquilo que é vital, e aquilo que é importante, para você orientá-lo e criá-lo na admoestação e disciplina do Senhor, mas sem irritar seu filho. Coisas simples. Converse com seu filho.
Você pode, às vezes, estar colocando um jugo muito pesado sobre seus filhos, irritando-os. E quando eles crescem, tornam-se pessoas tímidas, pessoas que não têm iniciativa porque você impunha sobre eles todas as coisas.
As mães, por exemplo: “Tem que vestir essa roupinha, filha”. “Não, mãe, eu queria vestir essa aqui. Não pode?”. “Não! É essa aqui. Já!”. As mães, às vezes, são assim: irritativas. Quase sempre a mãe está com a razão, mas, às vezes, ela pode abrir mão, deixar que a criança tome a iniciativa, para que ela possa desenvolver a personalidade que Deus lhe deu. Porque, quando se chega à idade adulta, por exemplo, a pessoa vai exercer alguma profissão, mas não tem iniciativa nenhuma, é amedrontada; alguém tem que dar ordens para ela fazer as coisas, senão ela não consegue.

Pais convertidos aos filhos não irritam os seus filhos, mas os criam na admoestação e disciplina do Senhor. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: