11/05/2016

Pais e filhos convertidos uns aos outros (11/12)

Filhos convertidos aos pais os obedecem e os honram
Efésios 6:1-3 diz: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.
Estejam certos de uma coisa: Deus honra Sua palavra. E se você está atento em guardar a palavra de Deus, o Senhor vai abençoá-lo e fazer a palavra d’Ele se cumprir na sua vida.
Para os que são jovens e adolescentes: esta é uma fase difícil para vocês. Vocês desejam se afirmar como pessoas e expressar sua própria identidade; é o momento em que vocês querem ser quem vocês são, querem manisfestar sua própria personalidade. Só que, às vezes, vocês entram em conflito, em rota de colisão com seus pais. Não façam isso. Peça graça ao Senhor, se você é um jovem que quer seguir a Jesus, mas está em rota de colisão com seus pais. Dê uma parada, peça a ajuda de Deus, acerte sua situação com seus pais. Há uma benção de Deus para aqueles que obedecem aos pais. E, claro, “obedeceis a seus pais no Senhor”, diz a Palavra. Se seus pais querem que você faça algo que é contrário à vontade de Deus, você não tem que obedecer, ainda que você seja submisso. Submissão é diferente de obediência. Submissão é uma postura, é uma atitude sua. Você não vai desrespeitá-los, mas você vai dizer: “Pai, mãe, olha, eu quero obedecer ao Senhor e isso é contrário a Deus, então eu não vou fazer”. Você dá satisfação, com todo o respeito. Você está mostrando que é submisso. Já a obediência, você obedece naquilo que não é contrário a Deus. Às vezes, são coisas que podem ser simples, e se não são contrárias a Deus, você obedece e estará honrando a seus pais.
Por exemplo, os jovens às vezes estão querendo ir para um lugar: “eu quero ir a tal lugar”, e seus pais dizem “não, não quero que você vá”. “Mas por quê? O que é que tem?", e começa aquela confusão, não é mesmo? Mas, às vezes, é uma forma de Deus guardar os jovens. É uma festa onde pode ser que surja uma briga, uma confusão, algum tiro ser dado e alguém morrer, então essa é uma forma de Deus guardar a vida desse jovem. Assim, se não é algo contrário à vontade do Senhor, peça a graça de Deus para obedecer seus pais.

Honre os seus pais, reconheça o que os seus pais estão fazendo por vocês. Há filhos que têm a visão distorcida dos pais: acham que os pais têm simplesmente a obrigação de sustentá-los. “Meu pai tem a obrigação de me sustentar e pronto.” Não. Vocês, jovens, precisam pensar nessa realidade e honrar seus pais.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: